Esperanças renovadas para a Educação

Iniciei o ano escrevendo três post sobre minhas esperanças para 2015 no cenário educacional (1, 2 e 3). No segundo post, lembrei a falta de competência para o cargo do então ministro da educação, Cid Gomes, que felizmente ficou tempo insuficiente para concretizar sua inaptidão sobre o tema.

Entretanto, no dia 30 de abril (estou atrasado, eu sei), o novo ministro deu mostras de sensatez, renovando minhas esperanças: convidou educadores de vanguarda (e não apresentadores de TV) para uma conversa sobre educação. Frise-se bem: “A convite do ministro…”. Dentre os convidados, alguns são para mim como profissional da educação, referências a serem estudadas com muito carinho, como Pacheco e Mantoan.

A necessidade de se repensar a formação – inicial e continuada – de professores e diretores, a construção de indicadores de qualidade da educação – e sua garantia – na direção de uma escola que tematize a vida, o incentivo à criatividade e a universalização do ensino médio e superior, após a quase universalização do ensino fundamental, foram as principais questões debatidas pelo grupo.

Fiquei ainda mais animado em saber que Helena Singer, da Cidade Escola Aprendiz, será assessora do ministro.

Se o Brasil há de ser uma Pátria Educadora (como demagogicamente, é fato, pronunciou a Presidente da República), deve mesmo começar por fomentar Cidades Educadoras, e nessas, Bairros Educadores em torno de cada escola. Os convidados para auxiliar Renato Janine Ribeiro entendem disso.

Vale muito a pena ler o relato na íntegra: Cidade Escola Aprendiz recebe ministro Renato Janine e grupo de educadores para debate sobre desafios da educação pública e experiências de inovação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s